quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Conhecer o desenvolvimento da criança e suas fases

Conhecer o desenvolvimento da criança e suas fases é importante para o professor, pois essas informações irá auxilia-lo a compreender o comportamento e desenvolver atividades específicas de acordo com a idade.

A Criança aos 02 anos de Idade:

Aos 02 anos a criança demonstra certa independência, é capaz de realizar atividades mais complexa e relaciona-se mais facilmente com adultos e com crianças.

Desenvolvimento físico e motor:
- Abre e fecha as portas (com o trinco somente);
- Sobe e desce da cama sozinha;
- Sobe escadas colocando os dois pés nos degraus;
- Corre relativamente bem;
- Participa do ato de despir-se e descalçar-se;
- Faz rabiscos em folhas grandes de papel;
- Encaixa cubos de diferentes dimensões.

Desenvolvimento Mental
- Identifica algumas coisas apesar de não falar ainda seus nomes;
- Conhece seu próprio nome;
- Repete palavras com alguma correção;
- Conta até 03 (por imitação e não por assimilação, isso não significa que compreenda);
- Reconhece objetos e pessoas que tenha visto a dois meses atrás;
- Forma frases com duas ou três palavras, isso caracteriza aumento de vocabulário;
- Começa a formar frases negativas e interrogativas;
- Inicia i emprego do “Quem”.

Desenvolvimento Socioemocioal:
- Reconhece expressões fisionômicas;
- Reconhece a mãe em fotografias;
- Compreende ordens negativas e proibições;
- Necessita estar sempre ocupado;
- Necessita muito da assistência mãe ou substituta;
- É negativista (gosta sempre de ser do contra, protestar);
- Começa a procurar um companheiro para brincar ( a convivência com estranho é importante para o seu desenvolvimento socioemocioal).
SUGESTÕES DE ATIVIDADES - EDUCAÇÃO INFANTIL
CONHECIMENTO DE MUNDO- 4 a 5 anos

MOVIMENTO
1. O jogo dramático: neste jogo a criança deixa de ser ela mesma para se tornar um personagem, um animal, um objeto;
2. Imitação de expressões faciais: triste, alegre, zangado, etc.
3. Brincadeira livre em pequenos grupos, com a observação do professor, que poderá fazer algumas interferências quando necessário.
4. Jogo da Marionete: simula que em cada segmento tem um fio que ao ser esticado o move. Uma criança move os fios e o outro tente mover-se em função da ação do colega.
5. Participação em brincadeiras e jogos que envolvam correr, subir, descer, escorregar, pendurar-se, movimentar-se, dançar, etc.
6. Brincadeiras que utilizem habilidades como força, velocidade, resistência e flexibilidade nos jogos que participa como: correr com um pé, pular corda, etc.
7. Pedir que os alunos façam algumas representações corporais como: derreter como um sorvete, balançar como as folhas de uma árvore, etc.
8. Brincadeira do siga o mestre: o professor realiza gestos para os alunos imitar.
9. Trabalhar com cantigas de roda;
10. Ao som de músicas instrumentais realizar movimentos suaves;
11. Fazer movimentos seguindo o ritmo de toques de tambor;
12. Trabalhar com as crianças diferentes modalidades musicais explorando movimentos variados.
13. Utilizar alguns materiais, em contato com o corpo da criança para proporcionar atividades sensíveis interessantes como: gelo, areia, água, etc.
14. Banho de mangueira;
15. Atividades com objetos de pesos variados;
16. Utilizando o piso da sala de aula e da área externa fazer com que os educandos percebam a diferença de temperatura entre ambos;
17. Trabalhar o reconhecimento dos sinais vitais e de suas alterações, como a respiração, os batimentos cardíacos.
18. Participa de brincadeiras e jogos que envolvem correr, subir, descer, escorregar, pendurar-se e dançar.
19. Atividade livre na área da escola;
20. Atividade de comando com música;
21. Atividades de transpor obstáculos;
22. Circuito – atividade de percurso de acordo com a turma- obstáculos para subir, descer, pular, rolar, etc.
23. Atividades com raquetes: equilibrar bolas nelas, lançar bola no ar e amortecer a queda com a raquete;
24. Lançar aros pequenos no ar;
25. Pescar os aros com os pés, as mãos e com uma vara;
26. Bater no balão com diferentes partes do corpo

Postado por Giselle Farias - 18 de agosto de 2009













SUGESTÕES DE ATIVIDADES - EDUCAÇÃO INFANTIL
CONHECIMENTO DE MUNDO- 4 a 5 anos

MÚSICA
1. Entoar sons e canções em diferentes alturas;
2. Sentadas em circulo uma criança caminha, pela parte externa da roda, segurando uma bola. O educador segue o tempo da criança com um instrumento de percussão e cantando.
3. Quando pára de cantar, a criança dá a bola à outra do círculo e senta no lugar que esta deixa;
4. Caminhar, batendo dois bastõezinhos. Ao ouvir o som do apito, bater no chão com rapidez;
5. Cantar uma canção escolhida, enquanto o educador permanece em pé, Parar de cantar quando ele se senta;
6. Fazer rolar uma bola pequena com a ponta do pé enquanto soa a melodia. Pôr o pé sobre a bola toda vez que a melodia se interromper.
7. Jogos musicais;
8. Criação de pequenas canções;
9. Solicitar que os alunos cantem a música que mais apreciam;
10. A educadora canta uma música, escolhida de acordo com a idade da criança, depois pára e pede para a turma continuar a melodia.
11. Ouvir músicas variadas, com ritmos variados; brincar de dança das cadeiras com diferentes ritmos, a criança tem que seguir o ritmo musical;
12. Dançar e cantar em dupla em sincronia com o colega;
13. Brincar de mímica tendo como tema uma música;
14. Dançar interpretando a letra de uma música.
15. Construção de instrumentos musicais de sucatas com os educandos;
16. O educador depois de ter trabalhado, separadamente, as construções dos instrumentos poderá formar uma bandinha com as crianças;
17. Utilizando garrafas cheias e vazias trabalhar a diferença de sons produzidos por eles;
18. Fazer uma comparação do som dos instrumentos feitos com materiais recicláveis com o som dos instrumentos originais;
19. Escuta obras musicais de diversos gêneros, estilos, épocas e culturas, da produção musical brasileira e de outr os povos e países.
20. Apreciar músicas de repertórios variados (clássica, MPB, folclóricas, etc.).
21. Busca informações sobre as obras ouvidas e seus compositores
22. O educador sempre que trabalhar uma música com os educandos deverá comentar sobre o compositor e o que ele quis transmitir com a letra da mesma.

Postado por Giselle Farias - 18 de agosto de 2009










SUGESTÕES DE ATIVIDADES - EDUCAÇÃO INFANTIL
CONHECIMENTO DE MUNDO- 4 a 5 anos

ARTES VISUAIS
1. Desenhar livremente sem a intervenção direta do professor;
2. Pintar um lado da folha de jornal com tinta guache e dobrar, para ver o que acontece;
3. Usar a técnica da pintura a sopro – guache no papel, em cores variadas, ir soprando e formando o desenho. Perguntar as crianças: Como e por que isso acontece?
4. Propor as crianças que façam desenhos a partir da observação das mais diversas situações, cenas, pessoas e objetos;
5. Oferecer diversas atividades simultâneas, como desenhar, pintar, modelar e fazer construções e colagens para que as crianças possam fazer suas escolhas;
6. Desenhar auto-retrato;
7. Rasgar ou dobrar papéis com texturas variadas.
8. Passear pelos espaços da Unidade Escolar procurando objetos de cores e formas variadas e texturas do ambiente;
9. Trabalhar com barro, levando as crianças a perceberem sua textura, cheiro, cor, temperatura, criando formas e figuras, que depois de secas podem ser pintadas com tinta guache e envernizada com cola plástica.
10. Montagem de painéis que contenham ampliações dos desenhos de figuras humanas elaborados pelas crianças do grupo;
11. Ornamentar um bolo de aniversário ou uma mesa de festa;
12. Ilustrar um livro.
13. Exploração de diversos materiais (massa, tinta, argila, giz, areia, plástico, sementes, sucatas, etc.);
14. Brincar de desenhar numa caixa de areia grande;
15. Trabalhar com “óculos’ feitos de cartolina e papel celofane coloridos, para que notem que as cores se alteram, quando vistas de “óculos”. “Lentes” azuis para olhar objetos amarelos fazem com que se tornem verdes.
16. Fazer maquetes de cidades ou brinquedos que envolvem a composição de volumes, proporcionalidades, equilíbrios, etc.
17. Conversa informal, nas rodas interativas, sobre a organização e cuidado que elas devem ter em relação aos materiais e espaço físico da sala;
18. Estabelecer combinados com as crianças, expondo-os na sala de aula;
19. Guardar e organizar a sala.
20. Conversa informal, nas rodas interativas, sobre o respeito e cuidado que elas devem ter em relação aos objetos produzidos;
21. Estabelecer combinados com as crianças, expondo-os na sala de aula.
22. Exposição dos trabalhos das crianças na sala de aula e em área externa da escola;
23. Organizar uma exposição aberta à comunidade sobre algo que esteja sendo trabalhado;
24. Decoração de festas (juninas, natalinas, aniversários, etc.) utilizando as próprias produções das crianças.
25. Entrar em contato com diversas produções artísticas para que as crianças possam diferenciá-las;
26. Criar com as crianças um álbum de fotografias, um álbum de desenhos, etc. para apreciação;
27. Apresentar as crianças diversas esculturas.
28. Elaborar perguntas que instiguem a observação, a descoberta e o interesse das crianças, como: “O que você mais gostou?”Como o artista consegue estas cores? “Que instrumentos e meios ele usou? O que você acha que foi mais difícil para ele fazer?
29. Criar espaços para a construção de uma observação mais apurada, instigando a descrição daquilo que está sendo observado;
30. Permitir que as crianças falem sobre suas criações e escutem as observações dos colegas sobre os seus trabalhos
31. Comentar sobre os resultados dos trabalhos.
32. Observação de figuras humanas nas imagens da arte;
33. Observação de corpos em movimento pesquisados em revistas, em vídeos, em fotos;
34. Observar o próprio corpo diante do espelho.
35. Apresentação de obras de arte de alguns artistas famosos (Miró, Portinari, Monet, etc.) ou imagens para que as crianças narrem, descrevam e interpretem;
36. Reconstruir “outros quadros” a partir de obras de arte (quadros famosos) que retratem o cotidiano (ex; Ciranda, de Portinari).
37. Apresentação de quadros de artistas plásticos famosos ou imagens para que as crianças possam conversar sobre ele e sobre suas experiências pessoais.
Postado por Giselle Farias - 18 de agosto de 2009
PROJETO JOGOS E BRINCADEIRAS
Público alvo: Alunos na faixa etária de 3/4 anos
Duração: 4 meses.
Autoria: Andréia Cecília Nascimento Mello - http://www.projetospedagogicosdinamicos.com/projetojogos.htm
Justificativa:
O projeto Jogos e brincadeiras visa trabalhar de uma forma lúdica e de vivência, estimulando o Raciocínio Lógico, a criatividade, auxiliando as crianças no processo de construção do conhecimento.
O desenvolvimento deste projeto pode potencializar essas capacidades, ampliando as possibilidades das crianças de compreenderem e transformarem a realidade.
Tendo em vista que, o jogo não pode ser visto apenas como divertimento ou brincadeira para desgastar energia, pois ele favorece os desenvolvimentos físicos, cognitivos, afetivos e principalmente a interação e o respeito pelos amigos.
Objetivo Geral:
Proporcionar as crianças a oportunidades de ampliar seus conhecimentos através de atividades lúdicas interativas e de vivência.
Objetivos Específicos:
Desenvolver nas crianças as capacidades e oportunidades de:
• Praticar, escolher, preservar, imitar, imaginar, dominar, adquirir competência e confiança e autonomia;
• Adquirir novos conhecimentos, habilidades pensamentos lógicos;
• Criar, observar, experimentar, movimentar-se, cooperar, sentir, pensar, memorizar e lembrar;
• Comunicar, questionar, interagir com os outros e ser parte de uma experiência social mais ampla em que a flexibilidade, a tolerância e a autodisciplina são vitais;
• Conhecer e valorizar a si mesmo e as próprias forças, e entender as limitações pessoais;
• Ser ativo dentro de um ambiente seguro que encoraje e consolide o desenvolvimento de normas e valores sociais.
• Promover a socialização e o respeito mútuo entre as crianças.
• Reforçar a importância do brincar.
Conteúdos (Opções de Jogos)
• Quebra-cabeça com figuras,
• Dominó das letras,
• Jogo da memória com alimentos,
• Boliche;
• Peãozinho;
• Produção de massinha;
• Brincando com quebra-cabeça de madeira.
Brincadeiras dirigidas com regras simples:
• Cobra-cega;
• Andar de trem;
• Corre cotia;
• Batata quente
• Põe a mão na cabeça (musica da raposa);
• Vamos passear (jogo simbólico);
• Dança da cadeira;
• Dança com bexigas;
Ao longo do ano devem ser trabalhadas atividades lúdicas, procurando estimular o raciocínio lógico das crianças, onde podem confeccionar vários jogos, motivando-as a interagirem com o grupo. As aulas transformam-se em brincadeiras significativas, que possibilitarão as crianças construírem e conhecerem cada vez mais a si, a seus colegas, e ao meio no qual estão inseridas.
Recursos Utilizados: Cartolina, papelão, canetinhas, tinta guache, cola, farinha de trigo, palitos de sorvete, revistas, folhetos de supermercados entre outros.
Sugestões de Jogos:
1)- Quebra-cabeça com figuras
Objetivo:
Estimular a atenção, concentração e a capacidade de análise e síntese visual.
Procedimentos:
Selecionar figuras, que as crianças achem interessantes na revista recortá-las, colá-las em uma cartolina ou papel cartão, em seguida determinar as formas como serão divididas e recortadas em alguns pedaços. Em seguida a proposta é brincar de montar novamente as figuras encaixando as peças no lugar certo.
2)- Dominó dos números e quantidades
Objetivo:
Familiarizar as crianças com os números e suas respectivas quantidades, promovendo a discriminação e a comparação das diferenças;
Desenvolver a concentração.
Procedimentos:
O jogo foi confeccionado com caixas de pasta de dente, no total 27 peças por jogo de dominó, as peças foram compostas de números e quantidade, no momento do jogo as crianças observaram e encaixaram cada número próximo a sua quantidade. Todas as peças devem ser jogadas até que o dominó esteja exposto por completo para visualizarmos no chão.
3)Jogo da memória com frutas,
Objetivo:
Desenvolver o raciocínio lógico, atenção, concentração, a memorização e principalmente a capacidade de observação.
Procedimento:
Recortar quadrados no tamanho 15X15 no papelão, onde devem ser desenhadas algumas frutas, escolhidas pelas crianças. As figuras devem ser confeccionadas em pares. Além de desenhar e pintar o material é muito divertido de brincar.
4) Boliche
Objetivo:
Desenvolver noções de quantidade e seqüência numérica.
Procedimento:
Confeccionar um boliche com 12 garrafas pet, contendo a seqüência numérica de 1 a 12. Ao apresentar o jogo os alunos irão se familiarizar com os numerais e em seguida, ao jogar, devem ser incentivados a contagem do numero de garrafas que foram derrubadas.
5)- Piãozinho
Objetivo:
Desenvolver a concentração e a coordenação motora.
Procedimento:
Fazer canudinhos com revista, depois enrolá-los no palito de churrasco, colando-o próximo ao lado pontiagudo.
Sugestões de brincadeiras:
1)- Cobra-cega
Objetivo:
Estimular o desenvolvimento da percepção tátil.
Procedimento:
Todas as crianças deverão sentar-se na roda, uma delas será escolhida para ser a cobra-cega, esta terá os olhos vendados, ficando no centro da roda ao comando da educadora começara andar até chegar em uma criança passando as mãos em seu roto, cabelo e em seguida tentar identificá-la, esta dará continuidade ao jogo.
2)- Andar de trem
Objetivo:
Contribuir para a socialização e a integração das crianças enquanto brincam.
Contribuir para o desenvolvimento da linguagem;
Contribuir para o desenvolvimento da expressão corporal.
Procedimento:
As crianças deverão andar com as mão no ombro do amigo, em forma de trem cantando a música e realizando os gestos propostos de acordo com a música: "Eu vou andar de trem".
3)Corre cotia
Objetivo:
Desenvolver a praxia global (coordenação motora) e agilidade corporal.
Procedimento:
As crianças sentarão em uma roda e cantarão a música "Corre cotia", uma será o comandante e outras respondentes, o comandante terá nas mãos um lenço e colocará (na ultima frase), atrás de uma criança. Essa criança deverá pegar o lenço e correr para pegar a que colocou esta deverá se sentar rapidamente no local da outra, e assim sucessivamente.
4)- Batata quente
Objetivos:
Contribuir para a socialização das crianças;
Desenvolver a atenção e a agilidade enquanto brincam.
Material:
Uma bola, ou algo para ser a batata quente.
Procedimento:
As crianças deverão permanecer sentadas no circulo, voltadas para o centro. Uma delas escolhida por sorteio começa a brincadeira sentada de costa para o grupo e cantando "batata-quente, quente, queimou". A criança que estiver com o objeto na mão neste momento deverá continuar cantando.
5)- Põe a mão na cabeça (musica da raposa)
Objetivo:
Contribuir para o desenvolvimento corporal identificando as partes do corpo;
Contribuir para a socialização das crianças e para o desenvolvimento da linguagem enquanto cantam a música.
Procedimento:
Ao cantarmos a música da raposa às crianças deverão repetir os gestos mostrando as partes do corpo nela referidas.
6)- Vamos passear (jogo simbólico).
Objetivo:
Desenvolver da imaginação e da fantasia, assimilação da realidade ao "eu".
Procedimento:
Através do "faz de conta", estimularemos as com algumas brincadeiras utilizando os materiais da sala.
Pois na sua imaginação ela pode modificar sua vontade, usando o "faz de conta", ainda mais quando expressa corporalmente as atividades.
Faremos de conta que estamos em uma floresta, e daremos inicio ao nosso passeio por esta aventura que imaginaremos juntos.
7)- Produção de massinha
Objetivo:
Desenvolver a criatividade e a coordenação motora.
Procedimento:
Fazer a massinha com farinha de trigo, demonstrando todas as etapas para as crianças, em seguida dividir entre elas a massinha, pedindo-lhes que façam uma escultura para que possamos deixar secando para expormos no dia da apresentação do projeto.
Avaliação:
O brincar é de suma importância no desenvolvimento infantil por este motivo é importante desenvolver um projeto focado em jogos e brincadeiras.
Em todas as aulas as crianças devem ser convidadas a sentarem-se na roda de conversa, onde se discute sobre os mais variados assuntos (final de semana, meu brinquedo favorito, minha família, os combinados, a chamada entre outros); em seqüência apresenta-se à proposta, falando sobre o projeto e a atividade a ser trabalhada no dia vigente.
Todos devem saber o tema do projeto e o que este significa, todos devem ter acesso aos diversos tipos de jogos e brincadeiras, tanto livres como de regras simples, promovendo assim o desenvolvimento do raciocínio lógico de todo o grupo, respeitando a etapa desenvolvimento individual de cada criança.
Referência Bibliográfica:
• Mattos, Elizete de Lourdes - Brincando e aprendendo -Brincadeiras de roda; Atividades lúdicas para alfabetizar.
• Brandão, Heliana - O livro dos jogos e das brincadeiras para todas idades - Ed. Leitura.
• Revista nova escola - ano XXI nº 18 dezembro 2006 ed. Abril.