Projetos

Plano de Aula

Escola: Centro Educacional
Disciplina: Geografia
Ano: 4º ano
Modalidade: Ensino fundamental I
Tema da aula: A escassez de água doce no mundo
Duração: 4 aulas
Caracterização da turma:
A sala de aula e heterogenia, composta por 33 alunos, sendo 19 meninas e 14 meninos, na faixa etária entre 9 a 12 anos.  

 INTRODUÇÃO
O referido plano de aula a borda o tema da escassez de água doce no mundo, e que a água está se tornando uma das principais questões socioambientais do planeta, dado ao aumento da população e o desenvolvimento econômico que contribuem efetivamente para aumentar o consumo de água e consequentemente o desequilíbrio ambiental.
Cerca de 1 bilhão de pessoas não têm acesso à quantidade mínima aceitável de água potável. Inúmeras regiões do planeta já estão marcadas pela escassez e pelo desequilíbrio entre demanda e oferta de água, causado, entre outros fatores, pela contaminação dos recursos. E como sabemos grande parte das fontes desta água (rios, lagos e represas) esta sendo contaminada, poluída e degradada pela ação predatória do homem.
Essa situação é preocupante, pois poderá faltar, num futuro bem próximo, água para o consumo de grande parte da população mundial. Sendo assim, despertar nos alunos a importância da água, levando-os a refletir sobre sua utilização e disponibilidade, considerando que cada cidadão tem o direito de usufruir da água, bem como, o dever de preservá-la, utilizando-a de maneira racional, evitando sua poluição e preservando a saúde humana.


CONTEÚDO
• Diversos usos da água;
• A importância da água;
• Poluição e tratamento da água;
• Consumo sustentável da água;

1ª Etapa:
De onde vem a água? Como ela chega até a nossa casa, pronta para o consumo? Como a utilizamos? Como podemos economizá-la, evitando o risco de o recurso faltar no futuro? Essas questões podem ser o ponto de partida para planos de estudo, projetos ou sequência didáticas sobre a água. Pode-se propor, de início, que os alunos elaborem, em pequenos grupos, listas com o uso da água em suas atividades diárias: Para beber, tomar banho, escovar os dentes, e lavar as mãos e o rosto, cozinha, lavar roupa etc. Conversando entre si, podem descobrir também outros usos não diretamente ligados ao seu próprio cotidiano, como o agrícola e o industrial. Aproveite e assinale, também, que é essencial ao organismo humano porque ajuda a regularizar a temperatura do corpo e a diluir ou transportar substâncias.
2ª Etapa
Pesquisar sobre a população atual do planeta em comparação com a de 30 anos atrás, chamando a atenção para a mudança nos padrões de consumo de água nesse período.
Propor também uma pesquisa para saber de onde vem a água potável utilizada na sua cidade, as condições das fontes, como a água é tratada e quais as expectativas na continuidade de abastecimento futuro. Essas informações podem ser fornecidas pela Caern, responsável pela captação, tratamento e abastecimento de água.
3ª Etapa
Promova uma visita em rios ou lagoas locais, que ficam próximo a escola. Aborde os seguintes assuntos: como mantê-lo limpo, falar da mata ciliar a sua volta, ressalta a questão das queimadas e desmatamentos. Falar sobre sua utilização para várias finalidades (pesca, agricultura, lazer, consumo humano e de animais e outros). Faça com que compreendam que se não cuidar bem dos rios, eles podem secar.
Se for possível escolha um rio ou riacho e realize a limpeza do local, das margens e arredores. Divida em grupos e cada grupo deve sair com sacos de lixo e ao retornarem para escola abordar sobre o material coletado, se deveria estar na margem do rio.

4ª Etapa
Na ultima aula prepare uma exposição dos resultados finais. Com base no que já foi visto, proponha aos estudantes o debate sobre formas de economizar e utilizar adequadamente a água. Chamar a atenção dos estudantes para as responsabilidades do poder público, encarregado de consertar ou instalar redes de abastecimento e coleta de água e tratamento de esgotos, fazer reparos em vazamentos ou realizar a limpeza de espaços públicos. Em pequenos grupos, os alunos podem elaborar folhetos com dicas para economizar água, podem desenhar ou colar figuras e desenhos para ilustrar o folheto, que pode ser distribuído a outras turmas da escola e à comunidade.
CONCLUSÃO
A água como tema no contexto educacional, foi abordada de modo que o aluno possa despertar e conscientizar sobre o quão é importante à preservação da água para o nosso planeta. A água faz parte do patrimônio do planeta. Cada cidade, cada cidadão é responsável pela água da terra. Dessa forma, vemos que o fator essencial para a resolução do dilema água é a conscientização da sociedade em geral para uma educação ambiental. Preocupação essa que deve constar no âmago da sociedade. Somente assim poderá obter novamente o reequilibro ambiental, solucionando ou pelo menos minimizando um problema que tende a ficar cada vez mais grave num futuro próximo, apresentando-se desde já como uma das maiores ameaças do século XXI.

OBJETIVOS

• Identificar quais os indicadores que evidenciam o problema de falta de água no mundo;
• Observar as mais importantes causas que agravam a falta de água no planeta e suas implicações.
• Atender aos desafios colocados pelas dimensões dos problemas ambientais a que se tem assistido e, entre esses problemas, a escassez de água doce no mundo.



ESTRÁTEGIAS
• Utilizar os conhecimentos prévios dos alunos.
• Levar os alunos ao laboratório de informática para fazer pesquisas sobre a população atual do planeta, fazendo comparações ao passado, verificado se houve mudança referente ao consumo de água nesse período.
• Realizar aula passeio para conhecer a CAERN e como é dado seu funcionamento.
• Visitar um rio ou lagoa para conhecer a realidade do espaço existente e observar como se encontra as margens, levando as crianças a perceber a importância da preservação do meio ambiente.
• Propor um debate sobre como economizar e utilizar água no cotidiano.



RECURSOS
• Laboratório de informática, papel, cartolina, lápis, tesoura, cola e figuras.

AVALIAÇÃO
Observe e registre a participação dos alunos nas etapas individuais e coletivas do trabalho; Verifique o domínio progressivo dos conceitos, das noções e dos processos em estudado; Examine o conjunto da produção de textos, folhetos, desenhos e outros trabalhos realizados e; Reserve um tempo para que os alunos falem livremente sobre a experiência e para avaliar eventuais dificuldades e ganhos de aprendizagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário